in

Após Covid, Tenório vai à guerra em Tóquio

Antônio Tenório durante treino no Japão, em 2018. Foto: Divulgação

Dono de quatro medalhas de ouro paralímpicas, Antônio Tenório desembarcou há alguns dias em Tóquio em busca de mais uma façanha.

O judoca de 50 anos, primeiro campeão paralímpico do brasil no judô, luta no próximo dia 28 de agosto, a partir de 22h30 de sábado, após ficar internado com um quadro tenso de Covid, no mês de abril.

O judoca paulista, contudo, está leve. A fera de cem quilos recentemente ganhou um filme sobre seus treinamentos, que envolveram uma excursão com o time brasileiro até Hirosaki, a cidade natal de Mitsuyo Maeda, o Conde Koma. Foi lá que nossos atletas fizeram treinos valiosos com a seleção paralímpica japonesa, e até mesmo com judocas locais que enxergam.

Uma experiência única, que o cineasta Eduardo Hunter, amigo do judoca, registrou com rara sensibilidade. “Acho que o mais impressionante na carreira de Tenório é o amor que ele nutre pela luta”, reflete Hunter, produtor e diretor de “Tenório e os sonhos de judô”. “A cada pegada, a cada passo no tatame, ele mostra um poder de percepção, de compreensão do timing e do equilíbrio, inacreditáveis. Mas ele só chegou a esse nível, de seguir brigando por medalhas aos 50 anos, com uma paixão absoluta pelos treinos, por vestir o kimono e se desafiar. Tudo isso vivendo um dia de cada vez, caindo e levantando a cada queda”.

O novo filme da Hunter Filmes já está na Globoplay e em outras plataformas. O primeiro filme sobre Tenório também está lá, “B1 – Tenório em Pequim”, sobre a conquista do ouro pelo judoca nas Olimpíadas na China, em 2008.

The post Após Covid, Tenório vai à guerra em Tóquio first appeared on Graciemag.

This article first appeared at Graciemag

What do you think?

Marcelo DJ (Nova Geração Leblon) ensina três entradas na chave de panturrilha

Michael Bisping commends Jake Paul for taking boxing seriously, but warns other social influencers fighting is ‘not a f*cking game’