in

As lições de Mandela, o Nobel da Paz que jamais fugiu da luta

Nelson Mandela nos idos de 1950, com equipamento de pugilismo para uma sessão fotográfica. Foto: Divulgação

Um dos homens mais admirados e inspiradores de seu tempo, o líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013) ganhou inúmeros filmes, livros e séries aclamadas. Em 2010, a firmeza e inteligência do ex-presidente e ex-boxeador peso pesado

também inspiraram um artigo sobre Jiu-Jitsu, publicado nas páginas de GRACIEMAG.

Relembre as lições mais valiosas que aprendemos com o ex-prisioneiro político, que conquistou um Prêmio Nobel da Paz por jamais ter fugido da luta.

1. Para Nelson Mandela, o exercício físico diário não servia somente para inundar o corpo de saúde, mas especialmente para trazer paz para a mente.

2. Ao encarar multidões ou torcida contra, pense no Mandela do filme “Invictus”, de Clint Eastwood: ouça somente os aplausos. Jamais reaja com raiva das vaias ou dos eventuais xingamentos.

3. Mandela conheceu o medo, e o definiu como um grande mestre: “Aprendi que coragem não é ausência de medo, e sim o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que jamais sente temor, e sim o que vence seu medo”.

4. Procure aproveitar os momentos de reclusão forçada para estudar. Olhe para dentro de você e escreva os objetivos principais que você deseja para si, para seu futuro. E não os deixe para trás.

5. Creia na força das palavras. Elas podem ser um instrumento vital de motivação – antes e durante uma luta.

6. Sonhe com a vitória, mas acorde e trabalhe duro por ela.

7. Trabalhar em conjunto com o inimigo é mais produtivo do que simplesmente odiá-lo. Foi o que Mandela ensinou na luta contra o racismo e a segregação racial em seu país. Treine o perdão dia a dia – é o caminho para que você perca um rival e ganhe um parceiro de batalha.

8. “A glória maior de se viver não consiste em jamais cair, e sim em levantar a cada queda”, discursava o sábio Mandela.

9. Sentimentos bons são importantes: “Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável”.

10. Tenha confiança na vitória final. Como Mandela repetia, durante os 27 anos em que esteve preso: “Todo e qualquer homem que tentar roubar minha dignidade vai sair derrotado.”

Para ler mais artigos da nossa coleção, clique aqui e assine GRACIEMAG.

The post As lições de Mandela, o Nobel da Paz que jamais fugiu da luta first appeared on Graciemag.

This article first appeared at Graciemag

What do you think?

Vince Morales ready to continue to prove himself after UFC 265 win

Video: Former UFC stars Brock Lesnar, CM Punk receive riotous receptions in return to professional wrestling