in

Pesquisa da SJJSAF aponta que mais de 90% dos atletas gostariam de competir ainda em 2020

Competidores e responsáveis acham que o calendário 2020 deve ser retomado. Foto: Flashsport

Em tempos de pandemia e do tão falado “novo normal” a SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation) fez uma pesquisa no mês de junho para identificar tendências e comportamentos dos atletas de Jiu-Jitsu. E o resultado mostra que a saudade das competições está grande, pois 90,4% dos entrevistados disseram que têm vontade de competir ainda em 2020, caso seja possível.

A pesquisa também perguntou: “Mesmo que fosse autorizado pelas autoridades, você competiria num evento aberto ao público antes de tomar a vacina contra a Covid-19?”, e novamente a grande maioria respondeu que sim: 69,4%.

Entre os 408 entrevistados, 59,1% disseram ter participado de aulas online de Jiu-Jitsu durante a pandemia. Um outra pergunta pode mensurar a percepção dos atletas sobre as academias e professore. Para 82,6%, houve impacto negativo.

“Nós vivemos em tempos de incerteza sobre como essa pandemia vai impactar na prática esportiva amadora das lutas de contato”, disse o presidente da SJJSAF, Cleiber Maia. “Por isso essas informações são valiosas para quem trabalha e investe no desenvolvimento do nosso esporte como um instrumento de educação, saúde e integração social.”

Por fim, a pesquisa da SJJSAF quis saber quanto tempo os atletas consideram que seria necessário treinar para voltar a competir e as respostas foram divididas, praticamente em três grupos: 33,1% disseram que estariam aptos em apenas um mês; 30,6% falaram que necessitariam de 2 meses; e 24,3% consideraram 3 meses de treino.

O gestor de eventos da SJJSAF, Raphael Abi-Rihan, chamou a atenção para a última resposta, onde a maioria considerou  1 ou 2 meses para voltar a competir.

“É preciso que os professores orientem sem alunos com relação a isso”, explicou Raphael. “Treinar um mês e competir logo em seguida, após mais de 100 dias parado, é perigoso e aumentaria consideravelmente o número de lesões. Eu diria que o tempo mínimo recomendado para um retorno às competições seriam oito semanas (2 meses).”

Confira abaixo os gráficos completos da pesquisa. (Clique para ampliar)

 

 

 

 

This article first appeared at Graciemag

What do you think?

The First American Female Martial Arts Movie Star

Ovince Saint Preux vs. Shamil Gamzatov rebooked for UFC event on Aug. 22