in

No judô, resultado do Mundial é alterado um mês depois

Teddy Riner e Inal Tasoev ficam com o título mundial de forma dividida. Foto: Divulgação/IJF

A Federação Internacional de Judô (IFJ) anunciou na última sexta, 9 de junho, uma mudança no resultado da categoria peso pesado (acima de 100kg) do Campeonato Mundial, disputado há cerca de um mês, em Doha, Catar. Em nota oficial, a entidade reconheceu o erro de arbitragem e declarou que a vitória do francês Teddy Riner sobre o russo Tasoev não foi válida. Dessa forma, informou que os dois finalistas ficam com o título mundial de forma dividida.

A polêmica ocorreu em razão de um golpe aplicado pelo russo no golden score, parte da luta em que não há limite de tempo e que o primeiro a marcar é declarado vencedor. Como o wazari do russo não foi dado pelo árbitro, instantes depois, Teddy aplicou um ippon e conquistou seu 11º título mundial. 

O brasileiro Rafael Silva mantém a medalha de bronze no torneio. O popular “Baby” fez uma campanha de destaque na competição. Rafael venceu o campeão da edição passada, o cubano Andy Granda, e surpreendeu na disputa pelo bronze, ao superar o líder do ranking, Temur Rakhimov, do Tadjiquistão, por wazari no golden score.

Confira a seguir a nota oficial emitida pela Federação Internacional de Judô:

Durante a final entre Teddy Riner (FRA) e Inal Tasoev (AIN), houve uma situação em que nem o árbitro no tatame nem a Comissão de Arbitragem da IJF deram pontuação.

Após uma análise minuciosa de especialistas, de acordo com as regras atuais de arbitragem, uma pontuação poderia ter sido concedida para o contra-ataque de Inal Tasoev.

Portanto, a Federação Internacional de Judô declara os dois atletas como vencedores da competição e concede uma medalha de ouro e os pontos correspondentes no ranking a Inal Tasoev.

The post No judô, resultado do Mundial é alterado um mês depois first appeared on Graciemag.

This article first appeared at Graciemag

What do you think?

Francis Ngannou addresses Deontay Wilder, Dana White’s Tyson Fury offer

Marcelinho Garcia otimista sobre luta vital contra o câncer